EFT- Técnica de Liberação Emocional, também conhecida como tapping (batidas) e acupuntura sem agulhas, vem ganhando cada vez mais espaço nos consultórios terapêuticos , uma vez que acelera os processos de limpeza de emoções negativas que ficaram estagnadas em nosso corpo, originadas de eventos vividos no passado e que por não terem sido bem processadas no momento que ocorreram, ficaram armazenadas em alguma parte do nosso corpo como forma de nos alertar, caso algum evento semelhante venha a acontecer novamente. O problema é que muitas vezes interpretamos erroneamente os fatos e tomamos essas emoções como verdade absoluta e, sendo assim, essas emoções passam a ditar a forma que nos comportamos em eventos semelhantes, tornando nossa vida um emaranhado de emoções mal resolvidas, muitas vezes distorcidas e mal interpretadas por nós.

Somos um corpo de energia e essa energia circula por nossos meridianos. Quando temos bloqueios energéticos formados por nódulos energéticos, isso tende a se manifestar por dores ou tensões locais e, se não cuidado, pode até se transformar em uma doença crônica.  A técnica corrige os desequilíbrios no sistema energético do corpo, através de leves estímulos nos meridianos – canais por onde passam a nossa energia.

QUAL A ORIGEM DA EFT – Técnica de Liberação Emocional?

A EFT -Técnica de Liberação Emocional foi desenvolvida pelo engenheiro americano Gary Craig, após adaptar a técnica TFT (Terapia do Campo do Pensamento), criada por dr. Roger Callahan, em 1979. Ele compreendeu que a causa de todas as emoções negativas, os traumas, é uma interrupção do fluxo de energia do nosso corpo. Corrigindo esses desequilíbrios, muitas vezes a cura acontece rapidamente. Craig criou então uma sequência única que possibilita o tratamento de qualquer desordem.

COMO FUNCIONA O EFT – Técnica de Liberação Emocional

Mas como a EFT – Técnica de Liberação Emocional – funciona na prática?  Através de uma sequencia de batidas leves em certos pontos com a ponta dos dedos, além da utilização de frases de liberação emocional. É como se ativássemos esta energia que está estagnada em um determinado ponto e, a partir daí, as emoções vinculadas a esta energia começam a surgir trazendo a tona cenas que aconteceram em nosso passado.

É impressionante como cenas de que nem lembrávamos mais ficam nítidas quando começamos a liberar estas energias.  Os tapping têm a função de liberar essas energias vinculadas ao trauma e, a medida que a seção avança, as cenas tendem a se tornar mais distantes e as emoções vão dando espaço a uma calma , resignificando aquele evento do passado. É como se assistíssemos a essa cena de fora como um espectador, não mais envolvido emocionalmente e, com isso, conseguimos sair da prisão que essa dor nos colocou, perdoando os envolvidos.

Nos dois primeiros vídeos dou uma aula sobre crenças e de como aplicar corretamente a EFT – Técnica de Liberação Emocional. Depois de assistí-los, pratiquem as rodadas da Técnica nos dois vídeos abaixo.

 

 

EFT – Técnica de Liberação Emocional: Perdão aos Pais e Ancestrais

EFT -Técnica de Liberação Emocional: Raiva do Dinheiro