Bali, na Indonésia ( Ásia) é considerado um dos lugares mais fascinantes do Planeta, não só pela beleza, mas por sua energia. Pessoas do mundo inteiro vem para a ilha para desenvolver o lado espiritual.Eu particularmente, adotei este lugar como meu segundo lar e sempre que puder, quero retornar para lá, passar uma temporada. Sabe aqueles lugares onde não sabemos explicar o porque mas parece que já vivemos lá em algum momento? Nos identificamos tanto com as pessoas, com o lugar, com a cultura, que dizemos a nós mesmos, preciso estar sempre em contato com este lugar pois ele renova minhas energias e vai de encontro com o que busco para minha vida.
Já fui duas vezes para lá. A primeira vez com uma amiga, a @irisoliver , e foi inesquecível ! Nada como viajar com uma companhia alto astral, que lhe faz dar muita risada e está sempre de bom humor…. Faz tudo ficar muito melhor!

Em compensação já tive outra experiência que não quero repetir nunca mais… então fica aqui uma dica: Antes de viajar, principalmente para o exterior, tenha certeza que conhece muito bem sua cia de viagem, não só de encontros casuais como almoço ou um cafezinho. Entenda os hábitos desta pessoa, o que ela gosta de fazer , se ela é mais urbana ou de estar na natureza, se é diurna ou noturna, pois tudo isto vai impactar nos tipos de programas que vocês vão fazer. Caso contrário, sua viagem pode se tornar um verdadeiro pesadelo de desencontros.
Minha primeira vez em Bali foi como turista, fazendo os passeios mais tradicionais da ilha e visitando lugares incríveis . Vou dar as dicas mais abaixo para aqueles que tem esta intenção em seu roteiro.
Na segunda vez , fui com o objetivo mais espiritual, para mergulhar fundo no meu desenvolvimento pessoal e espiritual. Para isso, me inscrevi em um retiro de yoga o Yuni Retreat , organizado por Daniella Bushell e Robin Bushell , que super indico para quem curte esta pegada.
Clima
Como um destino tropical, o clima de Bali é geralmente ameno e agradável durante o ano todo, sendo que Bali tem duas estações distintas, a estação seca e a estação chuvosa. A estação chuvosa vai de novembro a abril e é um pouco mais quente e úmida, com chuvas intensas e rápidas, que na realidade não têm impacto sobre os passeios e as atividades. De maio a outubro é considerado a época seca.
Eu particularmente prefiro os meses de setembro a novembro, pois as chuvas rápidas dão uma refrescada no tempo pois o calor é intenso .
Culinária
O cultivo de arroz em Bali é bem forte. Há milhares de variedades: castanho, vermelho, roxo ou preto e o branco que consumimos.
A culinária balinesa é bastante rica e apimentada, tendo o arroz como alimento principal. Pratos como Nasi campur (arroz frito), mie goreng (macarrão frito) e nasi goreng (arroz cozido com carne e legumes) tem que ser experimentados. Além de bastante frutos do mar, a carne de porco também tem destaque.Bali é muito procurada por quem quer uma vida de mais qualidade e se preocupa em cuidar do corpo com uma boa alimentação, a ilha tem uma infinidade de bons restaurantes orgânicos e veganos.
Abaixo alguns pratos que experimentei e me deliciei para terem uma idéia de como a comida lá é saudável. Os temperos e molhos que eles usam tornam qualquer salada um prato bem saboroso para se deliciar.
Espaços para prática de Yoga em Bali
Para quem quer aprofundar no caminho da espiritualidade, Bali tem várias pousadas e hotéis que possuem pacotes de retiros com aulas de yoga e outras terapias holisticas incluídos no pacote. Em Canggu e em Ubud tem lugares incríveis que se pode comprar uma aula avulsa ou um pacote com x aulas e praticar yoga numa atmosfera incrível, com gente de todos os lugares do mundo.
Abaixo links de alguns studios que frequentei, que saudade destas aulas!
Studio Chillhouse – em Canggu
Radiantly Alvie Yoga – em Ubud
Samadi studio de Yoga e pousada em Canggu
The Yoga Barn– Studio de yoga e Bar em Ubud- um espaço incrível
Como se locomover na ilha
Em Bali o transporte oficial são os Drivers( motoristas particulares) ou taxis, que podem ser contratos também para o dia, caso queiram fazer um passeio mais distante. Eles cobram por região a ser deslocada. Se você for ficar pouco tempo, recomendo usar os taxis locais mesmo. É preciso barganhar os preços antes. Caso vá ficar uma temporada maior, aconselho o aluguel de uma scooter se você tiver prática em dirigir , pois o trânsito lá além de ser caótico com milhares de scooters pela rua, a mão é inglesa, invertida.
Roteiros imperdíveis em Bali
Campos de arroz de Bali
Tegalalang é um dos campos mais famosos de Bali! É nos campos de arroz onde se pode ver a verdadeira alma de Bali.
Alguns campos de arroz possuem atividades de aventura como fazer uma Tiroleza sobre uma bike, balançar alto sobre os imensos arrozais , vejam alguns exemplos abaixo:
Templos que visitei e amei
Os Balineses tem profundas raizes espirituais e religiosas e fazem questão de manter sua cultura viva, por meio de oferendas e rituais praticados diversas vezes por dia. Talvez por isso são considerados um povo encantador que estão sempre com um sorriso no rosto para lhe receber. Sua religião é o Hinduísmo Balinês, uma mistura de Hinduismo, Budismo e outras crenças antigas. A Arquitetura e as oferendas na porta das casas e dos templos, as esculturas de deuses e figuras mitológicas espalhadas por todo lado dão um ar sagrado a praticamente tudo . E como é bom andar pela cidade e ir descobrindo os milhares de templos existentes.
Antes de visitar os templos : como se vestir e se portar
Para visitar os templos de Bali é obrigatório o uso de Sarong, uma saia vai até o pé e tem uma forma especial de ser amarrada.É distribuído gratuitamente e eles ajudam a colocar.
Os cinco mais importantes que visitei
- Tanah Lot- um dos mais famosos. O templo é construido sobre uma formação rochosa no mar. É uma passeio imperdível. Quando a maré está baixa é possível chegar ao templo. Fica a 50 minutos de Ubud ou 30 minutos de Canggu.
Templo Tanah Lot Templo Tanah Lot Templo Tanah Lot Templo Tanah Lot Templo Tanah Lot Templo Tanah Lot
- Pura Ulum Danu Beratan ou Templo do Lago.
Construido as margens do lago Bratan o templo Shiva parece flutuar no lago.Assim como em outros templos a agua está sempre presente significando a renovação e a purificação. Fica a uma hora e meia de Ubud.
- Pura Tirta Empul ou Templo da Água
É um local sagrado onde as pessoas fazem um ritual de purificação, tomando banho em suas águas. O templo data de 962 e foi construído nesse local por causa das fontes naturais que brotam o solo.Tive a oportunidade de fazer o ritual com o grupo que estava do retiro de yoga e foi incrível! Você entra na água e vai passando pelas sete fontes, imaginando a água limpar tudo que você quer limpar da sua vida.
- Templo Goa Gajah ou Elephant Cave
Construído no século IX como um santuário, o local sofreu um severo terremoto, mas a Cova do Elefante continuou intacta. Trata-se de uma gruta esculpida por fora , escura por dentro, onde reis costumavam fazer suas rezas. Além do templo, lá também há uma arvore linda e enorme que eles chamam de cotton tree, embora não seja verdadeiramente uma espécie de algodão. É lindo de ver quando começa a “chover algodão”.
- Templo Uluwatu.
O templo de Uluwatu, também conhecido como Pura Luhur Uluwatu ou templo dos macacos, é uma das atrações mais incríveis de Bali e um passeio que considero imperdível de se fazer. Ele está localizado à beira de um penhasco, com cerca de 70 metros, em frente ao mar. Ele transmite a espiritualidade e paz que buscamos em Bali e de quebra oferece um visual estonteante para o mar e para o pôr do sol! Vale a pena ir ao templo no final da tarde porque aí já pega de quebra o show a Kecak e Fire Dance.
A dança típica de Bali conta um drama fragmentado do Ramayana, um sânscrito hindu. É uma apresentação autêntica, interativa onde todo o som do show são feitos por vozes humanas e que prende a atenção dos visitantes.
A ilha dos Deuses, contem em si mais de mil templos espalhados pela ilha. Estes que mencionei acima são um dos principais e imperdíveis. Abaixo alguns que se encontram dentro da cidade de Ubud e vale a pena uma visita.
The Sacred Monkey Forest Sanctuary
Localizada em Ubud a floresta sagrada dos macacos é um dos pontos turísticos mais visitados .
O macaco está entre os vários animais sagrados do hinduísmo, segundo a lenda, um exército de macacos teria salvado Ravana, a mulher de Rama do demônio. Como Rama é considerado um dos avatares do deus Vishnu, os animais passaram a ser abençoados e considerados sagrados.
Segundo o ultimo levantamento 680 macacos vivem na floresta hoje. Sao muito bem cuidados e vivem livres, soltos. Não é recomendável alimentá-los, pois podem pensar que existe mais comida na sua bolsa e tentar arrancá-la de você. O lugar possui três templos internamente: Pura Dalem Agung (dedicado a Shiva); Pura Beji (dedicado a Ganga) e Pura Prajapati (dedicado a Prajapati) e que funciona como cemitério temporário, enquanto os corpos aguardam a cremação em massa que acontece a cada 5 anos.
O lugar é lindo, tem um rio que passa internamente. É muito gostoso passear pelo parque e se divertir com as cenas dos macacos.
Praias e Clubes
Bali é conhecida por ter praias perfeitas para a prática de surf. Tanto em Kuta, como em Canggu você pode encontrar várias escolas de surf e tomar aulas avulsas. Eu tentei me aventurar alguns dias, mas é muito puxado e cansativo para quem está começando. A cor do mar não é tão bonita em Bali por causa da areia escura, com exceção das praias mais ao sul que já possuem uma água mais clara.
Canggu Beach Club
Canggu é muito procurada pelos surfistas e para quem quer fugir da badalada praia de Seminyach. Eu me hospedei em Canggu porque tenho amigas morando lá e como iria passar uma temporada maior, usei lá como base para me deslocar para outras regiões. Os preços são bem mais em conta do que outras regiões mais populares porque ainda não é muito conhecida, mas não deixa a desejar em nada para quem quer ficar mais tempo e se deslocar pela ilha, pois é bem central.
O Canggu Beach Club é uma boa opção para passar o dia, já que a praia em si não é tão bonita e o clube lhe da toda infra-estrutura que precisa.
Uma dica que dou é que se você vai ficar pouco tempo, então prefira ficar em Seminyack por possuir mais opções e não deixe de passar uns dias em Uluwatu e Ubud.
Não deixe de se aventurar numa aula de surf. Se der sorte de pegar um pôr do sol como eu peguei, é um sentimento que nunca vai esquecer. Pegar a minha primeira onda surfando e vendo aquele céu laranja do fundo do mar. Uma paz indescritível! Teria valido a pena mesmo que fosse só para ficar lá, sentada na prancha e vendo este show da natureza , lá no meio do mar!
Ahh não deixe de ir conhecer o Cassava Café. Tem coisas maravilhosas para comer e o lugar é bem gostoso.Você pode fazer aulas avulsas de yoga ou meditação caso se interesse.

Seminyach e Beach Club Potato Head
É a praia mais badalada porém não tem nada de mais, o esquema é ir para os beachs clubs como o KUDETA e o Potato Head, dois lugares imperdíveis para comer bem, bebericar drinks transados, ver e curtir um pôr do sol.
A cidade também tem muitas lojinhas bacanas e excelentes restaurantes.
Uluwatu
Uluwatu não tem propriamente uma praia, é um dos points mais cotados pelos surfistas também. Porém tem o bar Single Fin. Cheio de gente bonita, é um lugar disputadíssimo para o pôr do sol. Chegue cedo para dar uma volta na parte debaixo que tem uma prainha e uma caverna que vale a pena conhecer. Na maré baixa, até da para nadar pois formam-se umas piscinas naturais, caso contrário o mar é meio agitado. Va com roupa de nadar pois o bar tem uma piscina incrível com borda infinita.
Ainda na região de Uluwatu temos o Sunday’s beach club.
Imperdível. É muito lindo este lugar. Você precisa pegar um funicular para descer até a praia. Em cima tem uma piscina também que se pode usar. É preciso pagar uma taxa de day use, uma parte é convertida em consumação e você recebe uma toalha. Nada muito caro, por volta de uns R$70,00 e você tem um dia incrível.
Eu passei o meu aniversário lá este ano. Foi inesquecível! Ficamos até o anoitecer e eles acenderam uma fogueira a noite. Um visual de tirar o fôlego! Vejam o video no youtube. Sunday beach club
E o Ulu Cliff House é outro clube fantástico em Uluwatu. Vale a pena planejar ficar pelo menos uns 5 dias nesta região para desfrutar todos os lugares fantásticos que tem.
Jimbaran
É uma praia para ser visitada à noite, isso mesmo. É que ela é cheia de restaurantes com mesas e cadeiras na areia. O ideal é após ir no templo de Uluwatu, emendar com um jantar na praia de Jimbaran e curtir um jantar ao som dos músicos locais que vem tocar nas mesas. É bem divertido. Eu e Iris demos muitas risadas neste dia, pois ao chegarmos no local, percebemos que a maioria dos clientes eram casais e era um jantar mais romântico… ela começou então a tirar sarro da situação e foi muito engraçado a nossa noite!
Dreamland Beach-
Dreamland fica logo depois de Balangan, dentro de um complexo com resorts e propriedades de luxo. Este abaixo, é o Klapa Resort, passamos uma noite nele. A praia tem uns 100 metros, com areia branca. Com mar aberto, as ondas são fortes. É preciso descer uma trilha de uns 10 minutos caminhando e pelo caminho se vê alguns templos.
Padang Padang Beach
A praia mais famosa talvez seja Padang Padang que foi cenário do filme Comer, Rezar e Amar filme de Julia Roberts. Também é bem popular entre os surfistas já que muitos campeonatos de surf de Bali rolam ali.
Tem que pagar para entrar na praia e o acesso é feito através de um vão entre as rochas. Eu particularmente não perderia muito tempo nesta praia. Tem muita coisa legal ao redor. Programe 1 hora para chegar , dar um mergulho, tirar fotos e partir para outros lugares incríveis que a região possui.
Balangan Beach
Balangan tem 200 metros de praia de areia branca com a vista panorâmica do Oceano Índico. É muito cotada por todos os surfistas, até pelos profissionais. Lá tem escolinha de surf e aluguel de pranchas. Tem bar e umas casinhas que vendem uns petiscos.
A praia está localizada a 1 hora de carro de Seminyak ou 30 minutos do Templo de Uluwatu.O visual do lugar é incrível. Tem um penhasco antes de chegar na praia que dá para fazer fotos lindas.
Jungle Fish Club-região de Ubud
O Jungle Fish Club é um programa super descolado para quem tem mais tempo em Ubud. É um lugar para se passar uma tarde e curtir esta piscina maravilhosa junto a selva.

Visita a uma plantação de Kopi Luwak
O Kopi Luwak, é o café mais raro e artesanal do mundo.
É produzido a partir dos grãos extraídos das fezes dos civetas, animais asiáticos parecidos com gambás. Eles escolhem os melhores grãos na hora de comer e só digerem a polpa, com a semente passando intacta pelo sistema digestivo, mas sofrendo a ação das bactérias e enzimas do estômago. O resultado são grãos que rendem um café muito mais saboroso e suave. E raro também: como são produzidos menos de 250 por ano, um quilo do grão chega a custar até mil dólares em lugares como Japão e Europa. Mas em Bali, um dos principais polos de produção do mundo, experimentar essa iguaria custa menos de 10 dólares e, definitivamente, é um dos pontos altos da viagem, não só pelo café em si, mas, principalmente, pela experiência sinestésica de aromas, sabores, sons e paisagens inesquecíveis…
Dicas de alguns restaurantes e cafés que fui e recomendo
Give – em Canggu
Café Organic– Canggu
The Shady Shacti– Canggu
Zest- Em Ubud
Clear Café – em Ubud
Elephant– em Ubud
Dicas de Pousadas e hotéis que fiquei.
Canggu- Lubdhaka Residence
Ubud- Bliss Ubud Spa
Uluwatu- Mule Malu Tropical Stay
Uluwatu-Klapa Resort
Relaxamento e bem estar
O que mais Bali tem além dos templos, são os spas para massagem e relaxamento. É possível encontrar lugares mais simples de massagem, como em salões de beleza, como também lugares mais sofisticados em spas que são um verdadeiro sonho. O valor é bem acessível e vale muito a pena. A massagem balinesa é maravilhosa!